Sala do Empreendedor de Itabuna completa três anos
A Sala do Empreendedor de Itabuna está completando três anos de atividades ininterruptas nesta quinta-feira, 18. Espaço de apoio e de prestação de serviços ao microempreendedor do município, o local oferece desde informações gerais sobre pequenos negócios até serviços gratuitos de emissão de boletos e alteração de informações cadastrais. Em três anos, a Sala do Empreendedor de Itabuna formalizou mais de seis mil trabalhadores que passaram, através de pequenos negócios, a ter competitividade no mercado local.
Para o gestor do Ponto de Atendimento do Sebrae em Itabuna, Michelângelo Lima, a parceria com a Sala do Empreendedor tem sido fundamental para a promoção e fomento do empreendedorismo em Itabuna. “Além de auxiliar na formalização dos negócios, a Sala tem nos apoiado nas ações de capacitação e realizado mutirão nos bairros o que facilita a vida de quem quer empreender no município”, elogia.
Reconhecimento estadual - O bom desempenho da Sala do Empreendedor, nestes três anos, credenciou o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite a ser um dos finalistas na Bahia do Prêmio Prefeito Empreendedor deste ano. Além das ações no espaço físico provisoriamente instalado no Centro Administrativo Firmino Alves, foi criada a “Sala Itinerante” que percorre bairros periféricos de Itabuna em busca de novos empreendedores. A iniciativa tornou-se um caso de sucesso.
Um dos últimos locais a ser visitado foi o Centro Comercial. Na região, ocupada prioritariamente por feirantes e pequenos varejistas, foi prestada uma série de serviços, desde informações acerca de formalizações sem burocracia até a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-Simei), medida obrigatória para quem quiser continuar a usufruir dos benefícios de MEI. O vendedor de flores Roque Souza da Paixão, foi um dos empreendedores atendidos pelos técnicos da Prefeitura.
Sala Itinerante - Na próxima segunda-feira, dia 22, quem receberá a “Sala Itinerante” são os comerciantes do bairro São Caetano. O serviço, que funcionará em um espaço cedido pela Bio Informática (próximo à praça) vai permanecer na área durante cinco dias. Outros bairros também sediarão a “Sala Itinerante”, a exemplo do Parque Boa Vista, Fátima, Califórnia, Urbis IV, Santo Antônio e Sarinha.
Novo espaço - Nesta quinta-feira, o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, José Humberto Martins, anunciou que nas próximas semanas a Sala do Empreendedor será transferida para a Unidade do Sinebahia, na avenida Inácio Tosta Filho, centro. O local, além de ser mais central, recebe diariamente centenas de trabalhadores em busca de vaga de trabalho ou qualificação profissional. “A ideia é cada vez mais se aproximar deste público e ampliar nosso leque de ação”, justifica José Humberto.